Berlim: história e modernidade
- Felipe Redondo
- 1 de jun. de 2015
- 6 min de leitura

Uma cidade moderna e ao mesmo tempo repleta de história. A cidade é bem plana e facilita as caminhadas ou passeios de bicicleta.
Tudo é muito limpo e organizado. Existem muitas atrações, para os mais variados gostos!
Frequentemente você vai encontrar algo que lembre o muro de Berlim ou o Holocausto ou a Segunda Guerra Mundial mas não é só isso.
Aqui vão as principais dica de lugares para conhecer em Berlim.

Portão de Brandemburgo
O portão de Brandemburgo é um dos cartões postais de Berlim. Impossível pensar em Berlim (ou até mesmo na Alemanha) e não lembrar do portão.
O portão tem uma importância histórica. Todos as principais manifestações ocorrem lá!
Sendo tão importante, o portão está sempre repleto de turistas a sua volta.
O monumento é imponente e belo. É um local de passagem obrigatória para quem vai a Berlim.
Bem próximo ao portão está o Großer Tiergarten. O parque é gigantesco (210 hectares ou 2.100.000 m2 ) e é muito bonito.
Do portão sai a famosa avenida Under den Linden. Caminhando por ela, você chega a Ilha dos Museus.
Museuminseln (Ilha dos Museus)
A chamada Ilha dos museus realmente é uma ilha, num rio, que abriga 5 museus.

Um dos destaques desse museu é justamente o que dá o seu nome, o altar de Pergamon. Pergamon se localiza na Turquia e o altar que está no museu foi transportado de lá e montado novamente, é algo impressionante!
Outra obra espetacular é a porta do mercado de Mileto, também totalmente reconstruída. Dá a sensação de voltar ao passado.
Destaca-se também a Porta de Ishtar que ficava na Babilônia.
Somente esses três monumentos já justificam a visita ao museu mas além disso é possível apreciar muitas obras antigas e de grande importância
√ Altes Museum
Repleto de objetos de arte da antiga Grécia, Roma e Etrúria.
√ Neues Museum
Possui coleções do antigo Egito, onde se destaca o busto de Nefertiti
√ Alte Nationalgalerie
Museu de arte contendo pinturas e esculturas, onde se destacam as européias do século XIX
√Museu Bode
Possui muitas esculturas, obras de arte bizantinas, medalhas e uma grande coleção de moedas, com mais de 750 mil itens.

A vontade de visitar museus depende de você! Existem ingressos que combinam entradas de vários museus e com preços melhores do que comprando-os separadamente.
Minha dica é, se for visitar apenas um museu então escolha o Pergamon!
Também na ilha você também vai ver a Catedral de Berlim, uma construção suntuosa. É uma igreja protestante e o preço da entrada é de 7 Euros.
Um grande jardim se destaca na ilha, é o Lustgarten.

Gendarmenmarkt
Uma praça linda e com várias atrações:
√ Catedral francesa
√ Casa de concertos
√ Catedral alemã (Deutscher Dom)
Fica próxima a ilha dos museus.
Praça bem na região central de Berlim. Local moderno e movimentado, você tem que conhecer. Lá é possível encontrar um shopping com muitas lojas, existem também vários bares e restaurantes.
Fica próxima ao portão de Brandemburgo.

Memorial dos judeus
Este memorial dedicado aos judeus vítimas do holocausto é composta por um conjunto de blocos de concreto organizados de forma simétrica num chão inclinado. Essa disposição dos blocos causa uma certa sensação de desconforto. Só indo lá para ter essa sensação.
Na parte inferior está o Information Center cuja entrada é gratuita e retrata um pouco da história do holocausto assim como também das pessoas e famílias vítimas da perseguição.
O memorial fica localizado entre o portão de Brandemburg e a praça Potsdamer.

No museu pode ser revivida um pouco das histórias de muitas famílias. Existem muitos objetos pessoais, cartas, documentos etc.
O museu busca trazer além das memórias do período do holocausto, também um pouco da sensação de quem vivia nos campos concentração. Existem corredores que parecem sem fim, labirintos e salas escuras quem buscam trazer um pouco do sentimento daqueles que vivenciaram esse período obscuro.
O muro de Berlim dividiu a cidade entre sua parte oriental e a ocidental, na verdade era a divisão entre o capitalismo (Berlim ocidental) e o comunismo (Berlim oriental). Quem tentava passar pelo muro podia ser morto.
O muro foi criado em 1961 e a sua queda aconteceu em 1989, um relevante fato histórico.
Não vou aqui ficar contando toda a história do muro, tem muito material na Internet!
Você vai ver partes do muro de Berlim espalhadas por várias partes da cidade. Muitos desses fragmentos foram grafitados.
A maior porção ainda inteira do muro foi transformada numa grande exposição de grafites, é o East Side Gallery.

O East Side fica um pouco afastado do centro de Berlim mas chega-se lá de metro com facilidade. Se tiver tempo faça uma visita. Se não tiver, fique com as partes expostas na região central mesmo! No East Side não tem outras coisas interessantes para fazer, só o muro mesmo.
Existe um local relacionado a história do muro chamado Checkpoint Charlie. Esse era um posto militar de passagem pelo muro. Não existe nada demais nesse local mas é um ponto histórico!
Próximo a ele está o museu Checkpoint Charlie que documenta algumas histórias de pessoas que tentaram ultrapassar o muro das formas mais inusitadas! É bem curioso!
Endereço: Friedrichstrasse 43-45 – Kreuzberg, 10969 Berlim
É o local onde está o parlamento da Alemanha.
Possui uma cúpula de vidro que permite ter uma visão panorâmica da cidade. Além disso, tem um restaurante bem no topo!
Toda a visita tem que ser previamente agendada. O agendamento é bem simples e pode ser feito diretamente no site do Bundestag. A entrada é gratuita!
Alexanderplatz
É uma praça famosa e onde você vai encontar a Television Tower e o prédio da prefeitura. Existem também várias lojas e restaurants. Vale dar uma passada por ela!

Local interessante para ver toda a cidade, em 360 graus. Tem um restaurante lá em cima também, bom para tomar alguma coisa ou até mesmo um jantar especial.
Fica na Alexanderplatz e os preços da entrada variam de 13 a 23 Euros.
Fica na Breitscheidplatz.
Esta igreja é um símbolo em Berlim. Ela foi parcialmente destruída durante um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Da igreja restou apenas uma torre e assim ela ficou e virou um símbolo da destruição da guerra. É um local que impressiona, vale a visita.
Se você gosta de zoológico, Berlim tem um ótimo! São mais de 15.000 animais. É um passeio para o dia todo.O ingresso custa 13 Euros (só o zoo) ou 20 Euros (zoo e aquário). Uma maneira fácil de chegar até lá é ir de metro.

Onde ficar em Berlim?
Berlim tem muitas opções de hotéis. A rede hoteleira é de excelente qualidade e com um preço justo.
O melhor é ficar na região central para facilitar o acesso a Ilha dos Museus e de outras tantas atrações que estão nessa região.
Fiquei no MANDALA SUITES, um excelente hotel, quartos extremamente espaçosos e com um café da manhã especial. A localização é ótima, da pra ir para a ilha dos Museus a pé, além de outras atrações.
Como se deslocar em Berlim?
O transporte público é excelente, sejam os ônibus ou o metrô, portanto qualquer um deles vai ser perfeito.
Pelo fato da cidade ser plana, caminhar é uma forma muito boa para se deslocar também. Apenas não exagere porque tem muitos lugares para visitar!
Uma outra opção muito interessante é fazer alguns roteiros guiados de bicicleta.
Pelo fato de ser uma cidade plana e bem organizada existem tours que são feitos de bicicleta pela cidade. Existem várias opções, a partir de 2 horas de duração.
Um passeio de 3,5 horas custa 19 euros, incluindo a bicicleta e o capacete. Veja qual a língua que é falada no passeio, em geral é o inglês!
Quanto tempo ficar?
Minha sugestão é ficar pelo menos 3 dias inteiros por lá, vai ter atração para todos os dias!
O que comer e beber?
Se você gosta de comida alemã, então está no lugar certo, é lógico!
Nada melhor do que uma boa comida alemã acompanhada de uma boa cerveja local.
Se não gosta de comida alemã não se preocupe, existem muitos restaurantes que servem comida internacional.
E pra se comunicar?
Se você não fala alemão, então basicamente vai ter que se virar no inglês. Pelo fato de ser uma grande cidade você encontra pessoas de vários lugares do mundo mas o melhor mesmo é não depender da sorte e falar um pouco de inglês.
Se você vai para a Alemanha, tem que conhecer Berlim!!!




