Costa Amalfitana: visual inesquecível!
- Felipe Redondo
- 25 de abr. de 2015
- 9 min de leitura

No sul da Itália, a Costa Amalfitana apresenta uma surpresa após a outra.
São várias cidades, cada uma mais bonita que a outra, e revelando detalhes peculiares de uma região sempre muito visitada.
Para percorrer a estrada no sul da Itália recomendo ir de carro. De Sorrento a Ravello você vai percorrer cerca de 38 km.
A estrada é bem sinuosa, estreita e fica relativamente lotada no verão. O visual é fantástico!
Quando você chegar em algumas das cidades, principalmente no verão, a maior dificuldade será estacionar o carro. Mas vale todo o esforço!
As principais cidades existentes na rota, em sequência, são:
Sorrento
Ilha de Capri
Amalfi
Positano
Ravello

Sorrento
Indo para a Costa Amalfitana, Sorrento é um ótimo lugar para ficar. Primeiro porque existem muitas opções de hotéis e restaurantes, e segundo porque fica fácil percorrer a costa toda a partir dali. Outra vantagem é a facilidade para ir para Capri, Nápolis e Pompéia.
Fiquei hospedado no Relais Regina, ficava um pouco fora do centro de Sorrento mas que compensava pela praia particular!
O lugar é bem tranquilo e também é usado na produção de alguns produtos agrícolas, limão siciliano, por exemplo. Para chegar na praia tem que fazer uma pequena caminhada mas vale muito a pena. Se não estiver de carro não vai valer a pena.
A parte antiga de Sorrento tem muitos restaurantes e infinitas lojas de souvenirs. Na temporada fica lotada a noite. É um lugar bem divertido!
São muitas construções antigas, em ruas estreitas, tudo muito simpático.
Um restaurante que recomendo é o La Lanterna.
Excelente comida italiana, num ambiente bem agradável. Fica lotado na temporada. Tome um bom vinho nacional para acompanhar o seu jantar.
As lojas de souvenirs são bem coloridas. Tem desde coisas baratas até as mais caras. O que é bom lá é que tem muita coisa produzida na Itália mesmo, não são feitos na China!
Existem vários pontos de interesse em Sorrento, seguem alguns:
-Duomo (catedral): fica na Via Santa Maria della Pietá próximo ao Corso Itália
- Basílica di San Antonino: Fica na Via Santa Maria delle Grazie, na Piazza San Antonino
- Piazza Tasso: importante praça em Sorrento, com muitos restaurantes e bem movimentada. Certamente você vai passar por aqui
- Villa Comunale Chiesa di San Francesco: fica a 5 minutos a pé da Piazza Tasso
- Marina Grande: antigo porto da cidade, hoje um recanto tranquilo
É um grande vale que abriga as ruínas de uma serraria, um moinho e uma lavanderia pública. O lugar impressiona pela grandiosidade!



Ilha de Capri
A ilha de Capri é um lugar espetacular, imperdível!
Ficar na ilha, na temporada de verão, não é muito barato, portanto uma boa opção é passar o dia. Não vai querer ir embora mas já vai ter valido a pena.
Partindo do porto de Sorrento existem vários barcos que fazem o trajeto. O preço não é muito bom, então a dica é ir o mais cedo possível e voltar o mais tarde possível. Verifique os preços e horários antes de ir e de preferência compre o bilhete antes. Os preços variam mas você vai pagar entre 15 e 20 Euros cada trecho, ou seja, entre 30 e 40 Euros ida e volta, nada barato. São 20 minutos num ferry rápido. Sorrento é o lugar mais próximo de Capri na Costa Amalfitana.
Na Ilha de Capri existem duas cidades: Capri e AnaCapri.
Chegando na ilha de Capri, na Marina Grande, você deve fazer o tour que dá a volta na ilha, tem várias empresas para escolher. O passeio é muito bom! A duração do passeio é de cerca de duas horas mas você nem percebe o tempo passar. Custa cerca de 17 Euros.
A principal atração do passeio é a famosa Gruta Azul. Você desce do seu barco e entra num bote para entrar na gruta. O barqueiro dá uma volta completa na gruta, você tira milhares de fotos e sai da gruta. Para esse passeio você tem que pagar também, são mais uns 15 Euros!

O passeio é inesquecível, não deixe de fazê-lo!
Se não tiver muito tempo você pode fazer um bate-volta na Gruta Azul apenas mas o melhor é dar a volta na ilha mesmo.
Voltando do passeio de barco não perca tempo e suba para Capri e AnaCapri.
A primeira coisa que você vai fazer é pegar o funicular, para chegar em Capri.
Capri é mais agitada, muitos turistas, muitas lojas etc. Dê uma volta mas não se esqueça que ainda tem que conhecer AnaCapri.
Para AnaCapri pegue um ônibus, são mais uns 15 minutos. Em AnaCapri passeie sem pressa pela cidade!
Em AnaCapri está a Vila de San Michele, não deixe de ir! No caminho para a Vila o visual é espetacular. Dependendo do tempo você vai conseguir ver Sorrento, o vulcão Vesúvio, as ilhas de Ischia e de Procida, e até mesmo Nápoles.
Se tiver tempo, visite o museu da Vila de San Michele para conhecer um pouco da história desse lugar e tirar mais fotos incríveis. A Vila de San Michele foi criada por Axel Munthe, um médico sueco, a partir de 1885.
Outro passeio interessante é o teleférico que sai da Piazza Vittoria Anacapri e vai até o ponto mais alto da ilha, o Monte Solaro. Não preciso nem dizer que o visual é de tirar o fôlego. O passeio custa 10 Euros, ida e volta, por pessoa.
O dia vai ficar curto pra fazer tudo isso, então controle um pouco o horário pra fazer tudo num só dia. Se vai pernoitar na ilha então vai ter tempo para fazer tudo com calma!

Amalfi
É a uma das cidades mais famosas na Costa Amalfitana.
A marina é bem movimentada e sempre repleta de barcos. Bem ao lado da marina existe um estacionamento público onde você pode estacionar o carro.
As praias são de pedras e de uma transparência inacreditável! Mesmo no verão a água não é muito quente. Para ficar mais confortável você deve alugar cadeiras na praia.
Em frente a marina, pela Porta della Marina você entra na pequena cidade.
Já de cara vai se deparar com a grande catedral, ou também chamado de Duomo!
Muito charmoso, o Duomo di Sant´Andrea se destaca na vila. Uma igreja gigantesca que se ergue entre as rochas e as demais construções. Parece desproporcional em meio as demais construções mas é muito interessante. Foi construída no início do século XIII. Se tiver tempo vale a pena visitá-la.
A praça central é cheia de lojas e de restaurantes. São em geral restaurantes simples mas muito bons! Também existe uma fonte onde você pode jogar uma moeda e fazer seus pedidos ou mesmo se refrescar um pouco nos dias quentes de verão.
Caminhe pela rua principal e aprecie as casas dos moradores, as lojas e restaurantes. É muito interessante o contraste das pessoas que moram lá e estão fazendo a sua rotina diária e a infinidade de turistas que caminham pelas ruas no verão, tirando fotos e buscando novidades.
Na praça, quase ao lado da escadaria da catedral, tem o café Andrea Pansa, aberto desde 1830. Faça uma visita! Decoração antiga, doces deliciosos e café de primeira!
Um pouco mais acima da praça, pela via principal, está o restaurante Locanda del Marinaio. Comida muito boa e excelente atendimento. Na temporada fica bem movimentado.
Um dica é experimentar o Limoncello, um licor feito com limão siciliano. Deve-se tomar bem gelado. É um pouco forte mas bem saboroso.
Além do Limoncello, é obrigatório experimentar o sorvete italiano e obviamente as massas italianas.
Próximo a Amalfi, em Furore, almocei no La locanda del Fiordo (que também é um hotel). O visual é espetacular e a comida muito deliciosa. Se gostar, escolha alguma massa com frutos do mar. Vale a parada.

Positano
Positano, na minha opinião, é a cidade mais bonita na Costa Amalfitana.
A praia segue o mesmo padrão das demais na Costa Amalfitana, com pedras, água relativamente fria e muito transparente.
No lado direito da praia existe uma trilha bem ao lado das montanhas e que leva a uma outra pequena praia (Spiaggia di Fornillo). Vale a pena percorrer essa pequena trilha e parar no Café Puppeto para almoçar ou então tomar uma cerveja bem gelada, apreciando o visual fantástico.
As ruas na cidade são estreitas e sinuosas, muitas casas simpáticas, restaurantes e cafés com vista para o mar. Muitas lojas com diversos tipos de souvenirs.
Passeie pelas ruas sem pressa, pare num restaurante ou café para tomar alguma coisa.
Experimente um Bellini, um coquetel preparado com prosecco e suco de pêssego. Originalmente foi criado em Veneza mas combina muito bem com Positano. Ou se preferir, tome uma cerveja Moretti bem gelada!
Indo de carro, você pode ter uma certa dificuldade de encontrar um local para estacionar. Recomendo parar num estacionamento porque é muito difícil encontrar uma vaga na rua na alta temporada. Se for parar na rua, tome cuidado para não estacionar numa vaga dos residentes! Essas vagas são sinalizadas e você certamente será multado se parar numa delas.
Grotta dello Smeraldo
Entre Amalfi e Positano está Conca dei Marini, e lá você encontra a Grotta dello Smeraldo (Gruta da Esmeralda).
Você pode descer de elevador ou de escada até a gruta. Na gruta vai ver as diversas formações rochosas e fazer um passeio para ver a coloração verde do mar, que inspirou o nome da gruta.
Fica a 4 km de Amalfi.

Ravello
Ravello fica no alto das montanhas, não tem praia. É um lugar bem simpático e agradável para visitar.
A estrada para chegar até lá é bem sinuosa e em alguns trechos só passa um carro por vez, portanto não tenha pressa!
Caminhe pelas pequenas ruas e vasculhe as lojas de souvenirs. Ou então pare para tomar um cremoso sorvete italiano.
Ao lado da praça principal existe o Villa Rufolo, uma casa da família com o mesmo nome, que é utilizada para exposições e eventualmente espetáculos musicais.
O visual do mar a partir de lá é imperdível! A entrada custa 5 Euros.
Se não tiver tempo e quiser ter o mesmo visual, caminhe um pouco mais e passando o túnel você vai encontrar um local que também permite ter uma bela visão do azul do mar Mediterrâneo.
Outros Passeios
Pompéia
Uma outra possibilidade de passeio é ir para Pompéia. Para Pompéia você pode ir de trem, pela Circumvesuviana, ou de carro.
De carro, o trajeto tem cerca de 27 km e é tranquilo.
Se for de trem, fique de olho nos horários dos trens e na estação que deve descer (Pompei Scavi). O tempo para chegar de trem é de cerca de 30 a 40 minutos.
O que recomendo é reservar pelo menos de 2 a 3 horas em Pompéia, leve água e alguma comida! O calor no verão é muito forte, portanto chegue cedo para evitar os horários mais quentes.
Lembre-se que Pompéia era uma cidade relativamente grande, desta forma tem muita coisa para ver e a caminhada vai ser longa.
Não deixe de tirar muitas fotos do vulcão Vesúvio, que soterrou a cidade.
Não estive em Pompéia porque meu foco eram as praias e não sobrou nada para este passeio!

Nápoli
Estando em Sorrento você também tem a opção de visitar Nápoli. São cerca de 50 km de distância de Sorrento a Nápoli.
Se for fazer um bate-volta você pode ir de carro, de trem (Circumvesuviana) ou de barco. Veja a melhor forma para você! A viagem de trem vai levar cerca de 1 hora e tem o inconveniente de parar em várias estações e de não ser muito confortável. De barco você terá restrição de horários disponíveis. Na minha opinião é melhor ir de carro!
Se realmente tiver a intenção de conhecer Nápoli, recomendo incluir pelo menos dois dias no seu roteiro e dormir na cidade, tem muita coisa para ver e fazer lá.
Roteiro recomendado
Minha sugestão de roteiro é ficar em Sorrento e reservar um dia para visitar cada uma das principais atrações: Sorrento, Ilha de Capri, Amalfi, Positano e Ravello.
Fiz todos os trajetos de carro (exceto a Ilha de Capri!) e achei uma ótima opção.
Dirija com cuidado e preste atenção na estrada, que é muito sinuosa e estreita. Na estrada existem vários mirantes e vale a pena parar em cada um deles.
Se quiser, acrescente Pompeia e Nápoli no seu roteiro.
Ficando em Sorrento, você pode passear pela cidade todas as noites e aproveitar os vários restaurantes existentes.
O período do verão é mais cheio mas não foi difícil para fazer todos os passeios. Eu certamente escolheria o verão novamente para ir para a Costa Amalfitana.
Fique no mínimo 5 dias inteiros na Costa Amalfitana mas eu recomendo uns 7 dias inteiros.

O que comer e beber?
Na Itália você come e bebe muito bem!
Mesmo nem tudo sendo especificamente da região da Costa Amalfitana, indico algumas coisas para você experimentar.
Para comer eu recomendo:
Pizza: não é como a que comemos em São Paulo mas também são muito boas
Massas em geral: as massas são frescas e deliciosas, saia do regime e coma muito macarrão. Eu particularmente gosto de macarrão com frutos do mar, uma pedida excelente na Costa Amalfitana.
Mussarela de búfala: não existe outra igual a da Itália. A mussarela literalmente derrete na boca. É imperdível!
Frutos do mar: muito frescos e saborosos!
Panini: sanduíches com pães deliciosos
Doces italianos, especialmente os cannolis
Sorvete italiano: massa cremosa, leve e cai muito bem no verão italiano

Para beber eu recomendo:
Vinhos: não importa se é vinho branco ou vinho tinto, existem muitos vinhos deliciosos. Converse com o garçom e peça ajuda para escolher um bom vinho
Limoncello: licor de limão siciliano. É servido bem gelado e é forte. Muito bom para encerrar a noite. Lembre-se de comprar umas garrafas para levar para casa!
Cervejas italianas: Moretti (mais popular), Nastro Azzurro, Peroni
Bellini: drink com Prosecco e suco de pêssego
Costa Amalfitana é um lugar perfeito, com paisagens de tirar o fôlego. É um roteiro obrigatório para quem gosta da Europa, especialmente da Itália!



Comments